TRE do Paraná sorteia urnas para votação paralela

Foram sorteadas na manhã de hoje (30), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), três urnas eletrônicas que serão usadas para votação paralela no segundo turno das eleições. O sistema será adotado em Curitiba, Londrina e Xambrê.

Segundo a juíza Elizabeth de Fátima Nogueira, presidente da Comissão de Votação Paralela, o processo demonstra aos eleitores a confiabilidade e segurança do sistema de funcionamento das urnas eletrônicas. “Demonstramos que o voto dado pelo eleitor é de fato o que fica registrado nas urnas.”

Acadêmicos de direito da Universidade Católica do Paraná , votarão de forma voluntária e aleatoriamente em cédulas identificadas como sendo do sistema paralelo, que serão depositadas em urnas de lona que permanecerão sob a guarda da Polícia Federal. “Todo o trabalho é filmado e fiscalizado por auditores do Tribunal Superior Eleitoral até o final das apurações”, disse a juíza.

Os cartórios eleitorais substituem ainda hoje as urnas, que ficarão na sede do TRE-PR para possibilitar que os eleitores dessas três seções possam votar normalmente.