Eleição

TRE começa processo de lacrar as urnas eletrônicas

Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começaram ontem a lacrar as urnas que serão utilizadas nas eleições do dia 5 de outubro em Curitiba. O trabalho, que segue até a próxima semana, consiste na geração de mídia com a base de dados dos candidatos e partidos políticos fornecidos pela Justiça Eleitoral. Só na capital são cerca de 3,5 mil urnas que serão distribuídas em mais de 400 locais de votação.

O juiz da 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba, Roberto Massaro, explicou que durante esse processo as urnas serão carregadas com informações como o nome, número e foto dos candidatos, assim como das legendas e partidos políticos.

O início dos trabalhos pode ser acompanhado por interessados, numa “demonstração de lisura e transparência do processo”, argumentou o juiz. O lacre das urnas começou por Curitiba que concentra o maior número de equipamentos. Ao longo da próxima semana o trabalho será realizado no interior do Estado.

Segurança

Ontem, também o juiz Roberto Massaro comandou uma reunião com representantes das Polícias Militar e Federal que abordou a segurança no dia das eleições. Massaro ressaltou que o encontro serviu para definir estratégias de ação e trabalho durante o pleito.

“O objetivo é combater os crimes eleitorais e dar garantia ao eleitor para exercer seu direito com tranqüilidade”, falou o juiz. Segundo ele, a mini reforma eleitoral ocorrida em 2006, que acabou com algumas tradições das campanhas eleitorais, como os “showmícios”, trouxe mais visibilidade aos candidatos e consciência ao eleitor na hora da escolha.

Entre os crimes eleitorais mais comuns estão o de boca- de-urna, transporte de eleitores, distribuição de benesses e compra de votos. De acordo com o comandante do policiamento da capital, Carlos Alexandre Scheremeta, a Polícia Militar estará preparada para coibir excessos, tanto de cabos eleitorais como de candidatos, assim como, abusos no consumo de álcool e drogas.

No dia anterior as eleições, a PM também será responsável pela escolta dos funcionários do TRE no transporte das urnas aos locais de votação. Na próxima semana, o TRE irá se reunir com os representantes dos partidos políticos.