TRE comanda instalação das urnas no Paraná

Os Correios iniciaram ontem a entrega de urnas eletrônicas nas seções eleitorais paranaenses. Dos 23.578 equipamentos que serão utilizados nas eleições deste ano no Estado, 15% já foram enviados aos locais de votação.

Entre as cidades que receberam as urnas estão Foz do Iguaçu, parte de Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Pato Branco, Francisco Beltrão, Guarapuava (onde os equipamentos foram entregues em uma das duas sessões eleitorais existentes), além de diversos municípios considerados menores e de difícil acesso, como por exemplo Guaraqueçaba, no litoral.

Até o final da tarde de hoje, mais de 95% das urnas já devem estar instaladas, inclusive em Curitiba. Amanhã, irão receber apenas o município de Mamborê, no interior do Estado, e três locais de votação presentes em Cascavel. O trabalho de entrega deve começar às 5 horas para que tudo esteja pronto até o início do horário de votação, ou seja, às 7h.

?Para realizar a distribuição das urnas, os Correios seguem as determinações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral)?, explica o engenheiro e coordenador regional do projeto Eleições dos Correios, João Raimundo da Silva. ?Os dias de entrega são determinados de acordo com questões ligadas à segurança e dificuldade de acesso. No domingo, por exemplo, as urnas só serão distribuídas em locais de votação que tenham problemas de segurança e falta de infra-estrutura para abrigar os equipamentos por um período maior?.

Para realizar o trabalho, os Correios utilizam 1.500 funcionários, cerca de mil veículos de via terrestre e quatro barcos. O Estado tem 5.741 locais de votação, distribuídos entre seus 399 municípios. Na capital e na região metropolitana – onde votam 2.055.535 do total de 7.121.257 eleitores paranaenses – são 3.375 sessões eleitorais existentes. 

Voltar ao topo