Depois do samba

Transparência total vai ficar para depois do Carnaval

Alegando problemas técnicos, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB) adiou para depois do carnaval o lançamento do Portal da Transparência com todas as informações que prometeu disponibilizar online para os cidadão paranaenses. Até lá, a atualização diária das informações contidas no Portal será realizada, em caráter provisório, no próprio site da Assembleia no link “Relatórios e Publicações”.

Para a próxima semana, Rossoni promete um novo Portal, inteiramente reformulado, para melhor e mais fácil consulta pelos cidadãos do Paraná, pois segundo ele, o Portal assim como se apresenta hoje não satisfaz as exigências da Mesa Executiva, que esperava um instrumento muito mais rico em detalhes, organizado de forma a facilitar as consultas e a oferecer um mais amplo painel das atividades legislativas.

“Por enquanto, ainda está funcionando de forma precária, mas o que queremos é detalhar todas as informações”, disse Rossoni. A proposta é divulgar o fluxo das despesas em tempo real, prometeu, inclusive com os gastos da administração da Casa.

O novo Portal deverá mostrar a aplicação dos recursos públicos por departamento e setor. Cada um dos 54 deputados estaduais também terá que apresentar sua própria prestação de contas, informando sobre a aplicação dos R$ 15 mil de verbas de ressarcimento e as contratações de pessoal. Cada gabinete dispõe de R$ 60 mil para nomeações de servidores comissionados.