Teste de escolaridade reprova oito em Curitiba

A questão dos testes de escolaridade aplicados pelos juízes eleitorais a candidatos que não conseguiram comprovar escolaridade através de documentos ainda promete dar pano para manga.

Ontem, o juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D?Artagnan Serpa Sá, divulgou a relação dos oito candidatos submetidos ao teste no último dia 23, em Curitiba, que foram reprovados porque não obtiveram a média míníma estabelecida – 5,0. O teste foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação e incluiu cinco disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. O nível exigido era da 4.ª série primária.

Não conseguiram aprovação Antônio Roberto Filho (PSL), José Antônio Marins do Rego (PSDC), José Lino Paz (PP), Nelson Ademir de Lara (PSC), Pedro Zanela (PSB), Tailor Francisco Navarini (PFL), Terezinha Ribeiro Picolo (PSDC) e Vera Lúcia da Fonseca Rodrigues (PSB). Eles terão seus registros indeferidos, mas podem apresentar recurso ao TRE/PR no prazo de três dias após a notificação.

Os 11 candidatos de Arapoti tiveram seus registros indeferidos porque não passaram no teste de conhecimentos gerais podem ficar esperançosos. O TRE decidiu reformar a decisão do juiz da 164.ª Zona Eleitoral, Daniel de Avelar Ribeiro, assegurando a candidatura a todos eles.

Na mesma sessão, os juízes da corte do TRE, por maioria de votos, negaram provimento ao recurso apresentado pelo candidato Ângelo Vanhoni (PT), mantendo a sentença aplicada pelo juiz da 4.ª Zona Eleitoral, Marco Antônio Antoniassi. Ele e o diretório municipal do PT foram condenados ao pagamento de multa no valor de 50.000 ufirs por propaganda extemporânea realizada através do horário gratuito destinado a propaganda partidária, por meio de inserções no rádio e na TV.

Recurso

O cartório da 1.ª Zona Eleitoral informou também que o candidato Danilo D?ávila, do PT do B, apresentou recurso contra o indeferimento de sua candidatura por suposta irregularidade.

Voltar ao topo