O presidente Michel Temer voltou a criticar, sem citar nomes, as propostas de revisão da Constituição Federal, que foram levantadas pelos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) durante a campanha eleitoral, e reafirmou que “não há caminho fora da Constituição”. Temer participou da sessão solene no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal.

continua após a publicidade

“Temos historicamente necessidade extraordinária de a cada 20, 30 anos de achar que precisamos de um novo Estado”, disse Temer no STF. “A todo momento se postulam constituintes que possam inaugurar uma nova ordem estatal”, continuou o presidente, observando que esses episódios se dão por um “fundamento equivocado” de que isso resolveria os problemas. Em função disso, Temer enalteceu a iniciativa do STF de comemorar os 30 anos da Constituição Federal.

continua após a publicidade

Mais cedo, no Palácio do Planalto, o presidente já havia criticado as propostas de nova Constituição. Já no Supremo, o presidente ainda destacou o papel do STF como guardião da Constituição Federal e afirmou que a interpretação dos ministros do STF tem permitido o grande avanço na aplicação da democracia.

continua após a publicidade

Temer também ressaltou no discurso os princípios da liberdade de expressão e informação, afirmando que a imprensa livre “significa informação livre que é benéfica a sociedade”. “As pessoas falam muito em liberdade de imprensa em favor da imprensa. Não é, é em favor do povo. A imprensa livre significa informação livre”, completou.

Temer também citou que a imprensa é cuidadosa com “o outro lado” nas reportagens para que “precisamente” a notícia se complete.