Temer diz que ‘todos farão possível’ para votar DRU e repatriação no Congresso

O vice-presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, 19, que “todos farão o possível” para colocar em votação no Congresso projetos importantes para o governo, como o da repatriação e o da manutenção da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Presidente em exercício, já que Dilma Rousseff está em viagem fora do País, Temer conversou com os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Joaquim Levy (Fazenda).

Preocupa o núcleo duro do Palácio do Planalto a possibilidade de o agravamento das denúncias contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atrasar ainda mais o cronograma da tramitação de medidas essenciais para o ajuste fiscal.

“Nós temos dito que todos farão o possível para votar o mais rapidamente estas matérias”, disse o vice.

Questionado se a situação de Cunha iria paralisar a votação desses projetos na Câmara, Temer limitou-se a dizer que era preciso “aguardar” para ver o que vai acontecer. Na semana passada, o vice ouviu do presidente da Câmara que ele iria ajudar no andamento de matérias como a DRU, que dá mais liberdade para o governo manejar os recursos do Orçamento.

Levy

Após o encontro com o ministro da Fazenda, Temer classificou como “boatos” as notícias que surgiram na sexta-feira passada, de que Levy deixaria o cargo.

Naquele dia, Levy teve uma reunião com Dilma no Palácio da Alvorada e com outros ministros. A auxiliares, ele não escondeu o seu descontentamento por ter virado alvo de críticas do PT e, especialmente, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.