Não tem perdão

Temer dispensa banho de sol e volta a ser meme na internet

Ironicamente, já que os comentários nas redes sociais geraram até memes sobre o assunto, o ex-presidente Michel Temer decidiu abrir mão do banho de sol em seus dois primeiros dias de prisão. Preso na sede da Superintendência da Polícia Federal no Rio, por decisão do juiz federal Marcelo Bretas, o político passou o sábado (23) sozinho na cela e recebeu um livro sobre Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com informações obtidas pelo jornal Folha de S. Paulo, o pedido para que não tomasse o banho de sol partiu do próprio Michel Temer, para evitar exposição. A defesa de Temer confirmou a informação e disse apenas que a recusa do banho de sol foi uma “decisão pessoal” do ex-presidente. Normalmente, o tempo concedido para o período fora da cela é de duas horas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na sexta-feira (22), o ex-presidente Michel Temer recebeu a visita do advogado e amigo pessoal, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e do ex-ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB-MS). Os dois disseram que o político já aparentava sinais de abatimento pela prisão.

Como as visitas são permitidas apenas nos dias de semana, o ex-presidente não recebeu mais ninguém. O advogado Gustavo Guedes, que já defendeu Michel Temer no Supremo Tribunal Federal (STF), tentou visitar o político, mas foi impedido. Por conta disso, o advogado teve que deixar na portaria do prédio um livro sobre Winston Churchill.

Na sede da PF no RJ, Temer foi colocado numa sala especial, mas que foi preparada de última hora para receber o emedebista. O espaço, que antes era usado pelo corregedor da Polícia Federal, tem banheiro privativo, janela e ar-condicionado. Temer está dormindo numa cama de solteiro e também tem um sofá, uma mesa de reunião, frigobar e acesso a uma TV.

A decisão pela prisão de Michel Temer, tomada pelo juiz federal Marcelo Bretas, foi defendida com a condição de tratamento semelhante ao dado ao ex-presidente Lula, preso desde abril de 2018. Detido numa cela da PF de Curitiba, o ex-presidente Lula tem praticamente os mesmos benefícios que Temer e também ficou sem banho de sol nos primeiros dias de prisão, na época a defesa de Lula afirmou que foi por questões de pendências de organização da própria PF.

O ex-ministro Carlos Marun, um dos primeiros a visitar a Superintendência da Polícia Federal no Rio, disse que Temer está escrevendo um romance. O livro, que já teria aproximadamente 30 páginas, continuaria a ser escrito agora de dentro da prisão. Na sexta-feira, um dia depois de ser detido pela força-tarefa da Lava Jato, o ex-presidente silenciou em seu depoimento.

Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco são suspeitos de ganhar propina da Engevix relacionada a contratos para a construção da usina de Angra 3, no Rio de Janeiro. A prisão dos dois é preventiva, ou seja, sem tempo determinado, e vale pelo menos, até quarta-feira (27), dia em que a 1.ª Turma do Tribunal Federal da 2.ª Região (TRF2) vai julgar os habeas corpus ajuizados.

Memes tomaram conta

Logo que saiu a notícia da prisão de Michel Temer, na manhã de quinta-feira (21), a internet foi à loucura. Em questão de poucos minutos, a prisão virou tema de diversos memes que se espalharam pelas redes sociais. Os memes divertiram os internautas e muitos deles eram sobre o fato de dizerem que o ex-presidente era um vampiro e que ele poderia até morrer se tomasse o banho de sol.

Deputado ‘Boca Aberta’ briga com vereador e vai parar no hospital com ferimentos