TCE substitui papéis por documentação digital

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está iniciando um programa que vai substituir por completo o uso de documentos em papel por documentos digitais, tanto no âmbito interno quanto na sua relação com os órgãos públicos que fiscaliza.

Com o Programa TCE Digital, a estimativa é gerar uma economia de R$ 1,1 milhão anuais, levando-se em conta apenas a redução de despesas postais, com papel, impressão, transporte, armazenamento e movimentação interna de autos de processos.

“Além disso, ganharemos rapidez na tramitação dos processos, liberação de espaço e a disponibilização de número maior de servidores para nossa atividade-fim, a fiscalização do uso correto dos recursos públicos”, diz o presidente do TCE, Hermas Brandão. “Outro resultado positivo será o ganho ambiental decorrente da prática sustentável.”

Tramitam atualmente no TCE cerca de 68 mil processos e documentos internos, que somam 12 milhões de folhas de papel. A esse volume se acrescenta um estoque de 20 milhões de páginas, cuja digitalização será iniciada nos próximos meses.

A meta do TCE é, até meados de 2010, trabalhar predominantemente com documentos digitais. Uma tabela de temporalidade dos documentos hoje disponíveis já foi elaborada, com o apoio do Arquivo Público Estadual.