TCE lança planejamento para sete anos

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) lança hoje seu planejamento estratégico. O documento norteará a atuação da corte nos próximos sete anos, até 2016. Ampliação da transparência a maior agilidade no julgamento dos processos são os principais objetivos do TC.  

“O objetivo é fazer com que o tribunal cumpra seu papel com eficácia e economia de recursos, contribuindo para a melhoria da administração, o combate à corrupção, às fraudes e ao desperdício do dinheiro público”, diz o presidente do TCE, conselheiro Nestor Baptista, idealizador do projeto.

O planejamento estratégico foi elaborado ao longo de 2008 pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TCE, com o auxílio de uma consultoria externa. “Tivemos ampla participação de servidores, gestores de áreas e conselheiros do tribunal”, informa o coordenador da Coplan, Cláudio Henrique de Castro.

Na avaliação de Cláudio Castro, o principal reflexo do planejamento estratégico no cotidiano do tribunal será a introdução de uma cultura de planejamento, com o uso de indicadores que permitam definir metas por meio das quais seja possível a obtenção dos resultados esperados. Entre os objetivos estão a melhoria da comunicação institucional, a cooperação com outros órgãos fiscalizadores e a qualificação dos servidores.