TC treina contadores para prestação de contas

O Tribunal de Contas dos Estado (TCE) começa segunda-feira o treinamento anual dos contadores dos municípios paranaenses no SIM – Sistema de Prestação de Contas Anual. “Desde o lançamento da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Tribunal de Contas dá toda assistência aos órgãos públicos do Estado para que tenham base e instrumentos para cumpri-la. O treinamento no SIM, realizado sistematicamente desde maio de 2001, é uma ferramenta que permite aos municípios uma preparação adequada para a prestação das suas contas”, diz o conselheiro Henrique Naigeboren, presidente do TCE.

Um público de nove mil pessoas participou até agora dos seminários e treinamentos realizados pelo TCE sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os técnicos da Diretoria de Contas Municipais, que explicam aos contadores das prefeituras da forma mais didática possível como utilizar o sistema informatizado para prestação de contas, já treinaram 5.057 pessoas em eventos realizados em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba e Foz do Iguaçu desde 2001. Só no ano passado foram capacitadas 3.090 pessoas. “O interesse é cada vez maior e isso está se refletindo no processo de agilização da prestação de contas”, informa o presidente do TCE.

Treinamento

O treinamento do “SIM -Sistema de Prestação de Contas Anual – Exercício 2002” é destinado especificamente a contadores municipais, tem carga horária de 7 horas e acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Curitiba. Na segunda, 10, o evento é aberto aos contadores da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa), Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais (AMCG), Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep) e Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar).

Na terça, 11, será a vez dos contadores das prefeituras que fazem parte da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); na quarta, 12, Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) e Associação dos Municípios da Região de Entre Rios (Amerios); na segunda, 17, Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná (Cantuquiriguaçu) e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop); na terça, 18, Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e na quarta, 19, Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amurorpi), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).

Os contadores municipais que ainda não se inscreveram para o treinamento, que é gratuito, ainda podem fazê-lo pela internet (www.tce.pr.gov.br/DRH-Treinamento/) ou obter informações pelos telefones (41)350-1727 ou (41) 350-1683.

Voltar ao topo