TC acolhe antigos aliados do ex-governador Lerner

A Prefeitura de Curitiba abrigou a maioria dos funcionários comissionados do governo anterior, mas foi o Tribunal de Contas que acolheu alguns dos auxiliares de confiança e mais próximos do ex-governador Jaime Lerner (PFL).

Um dos colaboradores mais fiéis do ex-governador do Paraná, Gerson Guelmann, é o mais novo assessor de Planejamento da presidência do Tribunal de Contas, cargo de simbologia DAS-2, com remuneração prevista de R$ 3,4 mil, conforme a tabela de cargos de servidores comissionados da administração estadual. A nomeação de Guelman foi publicada no Diário Oficial do dia 23 deste mês.

O presidente do TC é o conselheiro Henrique Neigeboren, cunhado do ex-governador.

No gabinete de Neigeboren também está a ex-secretária particular de Lerner, Duda Camargo, que no Palácio Iguaçu estava nomeada como assessora especial. No Tribunal de Contas, Duda foi designada para a função de assessora de gabinete do presidente. O cargo também é um DAS-2. Duda está no TC desde o início do mês.

Para o gabinete de Neigeboren também foi Eduardo Paim, que exercia a função de subchefe da Casa Civil do governo Lerner. Paim foi nomeado como assessor administrativo da presidência num cargo DAS-3, com salário de R$3,2mil.

Lerner já havia indicado para o Tribunal, um ano antes de deixar o cargo, dois outros assessores. O jornalista Jaime Lechinski, que foi seu secretário de Comunicação na primeira gestão de Lerner, e o assessor especial Caio Soares. Os dois assumiram as vagas de auditores do Tribunal de Contas. A meio ano do fim do segundo mandato, Lerner tentou indicar Guelmann para uma vaga de conselheiro. Foi impedido por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Comunicação

A Prefeitura de Curitiba que receberu cerca de trezentos comissionados de Lerner no Palácio Iguaçu – alguns já eram funcionários do município e haviam sido emprestados para o Estado – também foi o destino do ex-secretário de Comunicação de Lerner, Deonilson Roldo, que passou a ocupar a mesma função na administração do prefeito Cássio Taniguchi (PFL). O novo superintendente de Comunicação da Prefeitura, Carlos Ferrante, também é um egresso do Palácio Iguaçu. Já o jornalista José Roberto da Silva, que comandava a redação do Palácio Iguaçu, passou a ocupar a coordenação de comunicação do Tribunal de Contas.

Voltar ao topo