Taniguchi tem novo líder na Câmara Municipal

Depois de quatro anos no cargo de líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Mário Celso Cunha (PSB) pediu desligamento da função, e a partir de janeiro o novo líder de Cassio Taniguchi (PFL) passará a ser o vereador Rui Hara (PSDB).

Mário Celso explica que decidiu se afastar para poder se dedicar mais aos seus eleitores, projetos e também à campanha de 2004, quando sairá novamente candidato a vereador.

“Pedi desligamento ao prefeito porque depois de quatro anos há um desgaste muito grande. A oposição, por exemplo, muda de líder a cada seis meses. O prefeito fez apelos para eu ficar, mas ele entendeu minhas razões”, explicou. Mário Celso sugeriu o nome de Rui Hara, e Taniguchi aceitou. “O Rui saiu da Mesa Executiva, então pode assumir o cargo. Tenho certeza de que ele será um bom líder, porque tem boa formação. O convite já foi feito e ele aceitou”, adiantou.

Mário Celso garantiu que deixa a liderança sem nenhum ressentimento. “Foi um pedido pessoal, não tenho nada contra o prefeito. Ao contrário, vou continuar trabalhando e defendendo o Cássio. Houve uma pressão para eu continuar, o Jair Cezar (PSDB) fez um pronunciamento público, e o João Cláudio Derosso (PSDB – presidente da Câmara) também pediu para eu ficar. Mas houve um desgaste muito grande na questão do IPTU e um cansaço natural”, disse.

A partir do próximo ano o vereador poderá se dedicar mais aos trabalho pessoais, sem as responsabilidades de um líder. “Não vou mais ter a responsabilidade de estar na Câmara permanentemente. Eu já estava perdendo eleitorado, não fazia mais reuniões nos bairros, tinha que estar sempre intermediando encontros e reuniões com o prefeito. Agora poderei me dedicar aos meus eleitores e também à campanha eleitoral”.

Reforma no secretariado

As especulações em torno do novo secretariado municipal continuam, embora até agora nenhum nome tenha sido definido. De acordo com Mário Celso, Cássio Taniguchi só irá definir os nomes no final do ano. “Ele viajou agora para a Europa, e retorna no dia 15. Ele está esperando acabar as sessões da Câmara, então pode ser que o anúncio fique para o final do ano ou para o começo do ano que vem”, disse.

Mário Celso garantiu que os secretários cotados não passam de especulação. “Fala-se muito, mas até agora o prefeito não falou nenhum nome. Além disso a reforma será mínima, com poucas mudanças”, adiantou. O vereador contou também que não haverá um inchaço na Prefeitura. “A equipe de técnicos e funcionários que estava à disposição do governo será reaproveitada, mas os secretários e primeiro escalão não irão assumir nenhum cargo”, garantiu.

Votação

Esta semana será de muito trabalho na Câmara Municipal de Curitiba. Isso porque os 35 vereadores irão votar na terça-feira o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); na quarta e quinta-feira será a vez da votação das 720 emendas apresentadas para o Orçamento Municipal. “Deveremos concluir os trabalhos na quinta, mas se não for possível realizaremos uma sessão extraordinária também na sexta-feira”, afirmou Mário Celso.

Voltar ao topo