O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) saudou ontem, 13, a nova linha do PT estadual que decidiu fazer o gênero “apoio crítico” ao governo do Estado. Veneri disse que considera salutar que o PT tenha uma postura autônoma em relação ao governo estadual, como sempre defendeu internamente.

continua após a publicidade

“Esta postura o meu mandato já vem adotando há muito tempo e é bom saber que agora não estamos sozinhos”, disse Veneri. Para o deputado, essa nova orientação do partido representa o reencontro do PT com as suas bandeiras no Estado.

Finalmente

Veneri acha que, sob esta nova orientação, poderá, finalmente, ter o apoio da bancada petista em temas que geraram polêmica, como a aprovação de uma emenda constitucional estabelecendo regras contra a prática de nepotismo no Estado e a regulamentação do artigo 234 da Constituição Estadual, que prevê a transparência das ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

continua após a publicidade

Assim como poderá ter os votos necessários à derrubada do veto do Executivo ao projeto que regulamenta as formas de participação direta da população em decisões sobre temas públicos. Veneri é autor dessas propostas.

Localizado

continua após a publicidade

Para o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), o novo modo de ser petista está localizado na presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, e não se aplica à bancada estadual ou aos petistas que integram o governo em cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões.

Para o líder, os resultados eleitorais do PT do Paraná não foram animadores e alguns estão buscando um jeito de sobreviver. “Mas não é desse jeito que vão encontrar uma saída. Esse tipo de declaração da presidente do PT dá manchete de jornal, mas não dá prestígio e votos”, atacou.