Subsídios para Curitiba

Durante uma semana o deputado federal Gustavo Fruet, presidente estadual do PMDB, ficará afastado das discussões da Câmara Federal. Ele embarca hoje para a Europa, onde vai conhecer agências de desenvolvimento local na França, Alemanha e Espanha. No entanto ele volta a tempo de participar da votação da Reforma da Previdência, uma vez que a data da viagem foi acertada em comum acordo com o presidente da Câmara Federal, João Paulo Cunha (PT).

Segundo o deputado a viagem vem sendo articulada há algum tempo. “Acompanho a experiência realizada nestes países, e quando surgiu o convite de uma semana não tinha como perder esta oportunidade”, afirmou. Fruet vai conhecer duas agências de desenvolvimento, sendo uma em Barcelona (Espanha) e outra em Mont Peliér (sul da França). “Eles criaram nestas duas cidades uma engenharia envolvendo o setor público e privado em áreas como transporte, habitação e informática. Além disso eles desenvolvem linhas de crédito para pequenos e grandes empreendimentos”, contou.

Outro ponto a ser abordado em Mont Peliér é o transporte coletivo. “Lá o modelo de transporte é típico e há a possibilidade de Curitiba adotar o mesmo sistema”, adiantou. Em Barcelona ele vai conhecer o centro de pesquisa da Embrapa, na área de biotecnologia. “Já em Berlim verei a reestruturação pela qual a cidade passou, as mudanças urbanísticas e vou conhecer uma usina que transforma o lixo em energia”, disse.

De acordo com Fruet, todas as experiências poderão ser utilizadas em Curitiba, mas não como cópias. “O mais interessante é compreender a engenharia de gestão. Tudo isso auxilia para levantar dados, mas o que mais chama atenção é criar uma química de poder público. Podemos trazer uma nova concepção para o Ippuc, por exemplo. Podemos usar a tecnologia com aplicação local”.

Voltar ao topo