Está agendada para as 12h da próxima terça-feira uma audiência pública da subcomissão temporária do Senado que acompanha a execução das obras da Usina de Belo Monte. O tema em discussão serão os problemas na obtenção das licenças necessárias para permitir o início da construção da hidrelétrica no Rio Xingu.

Estão convidados para a audiência o Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; o procurador chefe da Procuradoria da República no Pará, Ubiratan Cazetta; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Bayma Azevedo; e o diretor-presidente do Consórcio Norte Energia, responsável pela obra, Carlos Nascimento.

Há cerca de dez dias, foi noticiado que o Ibama teria emitido um parecer vetando a concessão de licença ambiental para a hidrelétrica. Já existe uma ação civil pública contra a construção e foi feita por entidades ambientalistas e de direitos humanos uma denúncia à Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a construção. Outro tema da audiência desta terça-feira será o risco de a barragem atingir comunidades indígenas que vivem na área.