Balanço

STJ encerra semestre com 172.635 processos julgados

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou nesta terça-feira (01) as atividades do primeiro semestre forense de 2014 com um saldo de 136.723 processos distribuídos e 172.635 processos julgados, sendo 37.827 em sessão e 134.808 em decisões monocráticas (quando um ministro decide sozinho).

No âmbito da Corte Especial foram julgados 3.043 processos, sendo 1.463 em sessão e 1.580 monocraticamente. No período, o colegiado recebeu 2.179 processos.

O balanço das atividades do STJ entre janeiro e junho foi apresentado nesta terça-feira, último dia de atividades do tribunal antes do período de férias forenses nos tribunais superiores (2 a 31 de julho).

As atividades serão retomadas em agosto. Além do encerramento do semestre forense, a sessão da Corte Especial marcou o ingresso do ministro Luis Felipe Salomão no colegiado.

Esse grupo reúne os 15 magistrados que atuam há mais tempo no STJ. Salomão passa a ocupar a vaga do ministro Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou no dia 27 de junho.

A Corte Especial, portanto, passou a ter a seguinte composição: Felix Fischer (presidente), Gilson Dipp (vice-presidente), Ari Pargendler, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Maria Thereza de Assis Moura, Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho, Sidnei Beneti, Jorge Mussi, Og Fernandes e Luis Felipe Salomão.

A aposentadoria do ministro Arnaldo Esteves Lima também modificou a composição do Conselho de Administração do STJ, com o ingresso do ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

A nova composição é a seguinte: Felix Fischer, Gilson Dipp, Ari Pargendler, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Maria Thereza de Assis Moura, Herman Benjamin e Napoleão Nunes Maia Filho.