Stica decide assumir liderança do governo

O deputado estadual Natálio Stica (PT) anuncia oficialmente hoje que assume a liderança do governo na Assembléia Legislativa. Ele foi convidado a ocupar o cargo no início do mês passado, mas devido às dificuldades para garantir sua vaga de 1.º vice-presidente na Mesa Executiva para o PT, Stica não deixou sua função e nem exerceu a liderança. Ontem, o deputado não quis comentar sua decisão, mas observou que não poderia continuar indefinido por mais um mês. Mas no Palácio Iguaçu, a expectativa é que o petista peça o afastamento do cargo na segunda-feira.

Com a renúncia, o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), tem prazo de cinco dias para convocar a eleição do novo 1.º vice-presidente. O presidente estadual do PT, André Vargas, é o candidato preferencial ao cargo. Sua indicação foi articulada no fim de semana em reunião entre Stica, Vargas e o governador Roberto Requião (PMDB).

Liberado

Vargas já fez críticas ao governo envolvendo questões cruciais como a ação do Palácio Iguaçu em relação às concessionárias do pedágio. Requião sempre torceu o nariz para sua ascensão à vice-presidência da Assembléia, mas depois da reunião, liberou a bancada peemedebista para apoiar o petista. Algumas resistências ainda restaram e não se sabe quantos serão os votos de apoio da bancada peemedebista a Vargas.  Até quarta-feira, o deputado Augustinho Zucchi (PDT) mantinha a disposição de concorrer à 1.ª vice-presidência se a candidatura de Vargas não fosse sustentada por consenso de todas as lideranças dos partidos. De qualquer forma, seja em candidatura única ou com mais de um pretendente ao cargo, o regimento interno prevê a realização da votação em plenário.

Voltar ao topo