Sponholz vai presidir o TJ no próximo biênio

A nova cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná foi eleita ontem e será formada pelo presidente Oto Luiz Sponholz, pelo vice José Antonio Vidal Coelho e pelo corregedor geral Roberto Pacheco Rocha. Eles tomam posse no dia 3 de fevereiro com mandatos de dois anos (2003/2004).

A sessão foi presidida pelo atual presidente, o desembargador Vicente Troiano Netto e seguiu as normas do Regimento Interno. Sponholz obteve 31 votos, contra 11 atribuídos ao desembargador Gil Trotta Telles. O desembargador José Antônio Vidal Coelho obteve 27 votos contra 14 dados ao desembargador José Wanderlei Resende, e o desembargador Roberto Pacheco Rocha foi eleito em segundo votação com 22 votos, contra 20 de Clotário de Macedo Portugal Neto.

A reunião começou às 13h30 e ninguém além dos 42 desembargadores teve acesso a sala. Depois de quase duas horas de votação os nomes escolhidos foram divulgados. O Conselho de magistratura será composto por oito membros, três deles são os que foram eleitos para formar a cúpula, dois deles são sempre os mais novos desembargadores, no caso Waldomiro Namur e Munir Karam. Os outros três são escolhidos livremente. Foram eleitos Regina Helena Afonso de Oliveira, Luiz Gonzaga Millani de Moura e Jonny de Jesus Campos Marques. O Conselho da Magistratura tem função disciplinar, cabendo-lhe, ainda, discutir a proposta do Orçamento do Judiciário e controlar sua execução.

O novo presidente do judiciário é natural de Imbituva, no interior do Paraná. Nasceu em 15 de dezembro de 1941. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1964. Foi professor de Direito Constitucional e de Direito Penal, na PUC-PR. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná desde 1970. Foi nomeado desembargador na vaga em maio de 1986. Foi corregedor, vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral. No TJ, foi corregedor no biênio 97/98.

O futuro vice-presidente do TJ, José Antônio Vidal Coelho, nasceu em Curitiba, em 1939. Foi nomeado Juiz Substituto em 1967 e Juiz de Direito em 1968, passando por diversas comarcas. Em 1988 foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada, chegando a Desembargador do Tribunal de Justiça em 1995.

Já o corregedor eleito Roberto Pacheco Rocha, é natural de Tubarão (SC), onde nasceu em 30 de dezembro de 1941. Formou-se em Direito em 1964, pela UFPr. Foi Juiz Substituto (1966) em Guarapuava e outras cidades. A partir de 1967, como Juiz de Direito, judiciou em Ibaiti, Antonina, Ivaiporã, Cascavel, Londrina e Curitiba. Foi promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em dezembro de 1986, e ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça em fevereiro de 1995.

Voltar ao topo