Socióloga é a vice na chapa de Rubens

O PPS definiu no último domingo o nome do vice que irá compor a chapa do deputado federal Rubens Bueno ao governo do Estado. A aliança foi fechada com o PV, que indicou como vice a socióloga Sigrid Andersen. Para a vaga ao Senado, foi apresentada a arquiteta e urbanista Eda Slomp, de Campo Mourão.

As negociações entre os partidos estavam sendo estudadas há alguns meses, mas só foi confirmada após as convenções, realizadas no sábado passado. “Na convenção discutimos alternativas no campo das oposições, e fomos exaurindo todas as possibilidades que o partido tinha, que era lançar candidato próprio ou fazer aliança. Por maioria a coligação foi aprovada como melhor alternativa”, explicou Rubens Hering, presidente Estadual do PV.

Até sexta-feira havia a possibilidade do PV fechar aliança com o PT. “Historicamente as alianças do PV com o PT foram as mais freqüentes, assim como aconteceu na última eleição”, lembrou Hering. O PV vai lançar ainda dois deputados federais e dez estaduais. Já o PPS terá na chapa cinqüenta deputados estaduais e trinta federais. O nome que irá disputar a segunda vaga no Senado ainda não foi definido. O mais cotado é o do médico neurocirugião Afonso Antoniuk, que integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Neurologia e o Hospital das Clínicas.

Rubens Bueno garantiu estar satisfeito com a indicação de Sigrid. “O PPS tinha pensado em ter uma mulher na chapa, que representasse Curitiba e Região Metropolitana. Foi um motivo de satisfação, um complemento importante. Esta é uma boa chapa”, opinou.

Ele lembrou ainda que o mais importante na escolha da aliança não foi o tempo que o partido poderia ter na televisão.

Mulheres

Sigrid Andersen é filiada ao Partido Verde desde 95. Além de socióloga, é consultora ambiental, pesquisadora e coordenadora de cursos de pós-graduação na área de meio ambiente. Esta é a primeira vez que Sigrid sai candidata. “Não foi a condição feminina que pesou na minha escolha, mas é claro que tenho a responsabilidade de defender as mulher”, afirmou.

A candidata ao Senado, Eda Slomp, também nunca teve nenhum cargo político. Presidente do PV de Campo Mourão, ela é da mesma região do candidato ao governo. “O Rubens Bueno ganhou como prefeito da cidade com 77% dos votos, fez uma administração excelente e deixou sua marca. Esperamos fazer o mesmo pelo Paraná”, disse.

Voltar ao topo