Sites vendem seu candidato como vencedor do debate

Os sites pessoais dos candidatos que participaram, ontem, do primeiro debate entre os presidenciáveis, na Band, vendem cada um deles como o melhor e mais bem preparado do debate. O texto sobre o desempenho da candidata petista Dilma Rousseff (PT) é anunciado no site dela como “Dilma estreia com vitória”. Marina Silva (PV) é descrita como “a vencedora na opinião dos internautas”, e José Serra (PSDB) como o que teve “o melhor desempenho no debate”. Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, também é apresentado no próprio site como “o grande destaque do primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República”.

“Dilma respondeu com elegância e profundidade às perguntas dos adversários e dos jornalistas da Band, mostrando que conhece a realidade do País e é a mais preparada para fazer o Brasil continuar avançando”, diz o texto publicado no site da candidata (www.dilma13.com.br). “Ao longo do debate, que durou duas horas e foi transmitido ao vivo para todo o Brasil, Dilma mostrou que é a candidata mais preparada”, continua a matéria.

Na apresentação do desempenho de José Serra, no site dele (http://joseserra.psdb.org.br), o texto começa assim: “José Serra teve o melhor desempenho no debate entre presidenciáveis da TV Bandeirantes desde o primeiro bloco”.

No site do candidato Plínio de Arruda Sampaio (www.plinio50.com.br), o texto é o seguinte: “A repercussão do debate mostrou que Plínio foi quem melhor expôs suas ideias. A participação de Plínio foi o assunto mais comentado no Twitter durante o debate, e cerca de 6 mil pessoas passaram a seguir Plínio no site de relacionamentos depois de ouvir suas respostas”.

A campanha da candidata verde preferiu fazer um monitoramento em tempo real do debate, analisando cerca de 30 mil ocorrências na internet nas duas horas de discussão. A vitória de Marina Silva no encontro de presidenciáveis é atribuída à opinião dos internautas. “Em uma equação que divide a quantidade de menções positivas de cada candidato pelo número total de comentários sobre todos os sabatinados, Marina contabilizou 26,92% de aprovação”, anota a matéria, que aponta avaliação positiva de 14,17% dos internautas para de Plínio, 12,04% para Serra e 10,63% para Dilma.