Serra e Beto cumprem agenda no Noroeste

O candidato à presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, José Serra (PSDB), estará novamente no Paraná, hoje. É a segunda vez que Serra vem ao Estado neste mês de julho, desde que começou a campanha eleitoral. Em 6 de julho, o tucano lançou sua candidatura em Curitiba e hoje, junto com o candidato ao governo da coligação Novo Paraná, Beto Richa (PSDB), Serra fará carreatas e caminhadas em Paranavaí, Alto Paraná, Nova Esperança e Maringá.

O senador Alvaro Dias, que está atuando na coordenação da campanha de Serra, em São Paulo, disse que a frequência da vinda de Serra ao Paraná é a mesma de outros estados. O senador paranaense explicou que a estratégia da campanha tucana é levar Serra ao maior número possível de cidades e localidades em atividades de curta duração. “A campanha do Serra é assim. Ele anda muito e está presente em vários lugares, em agendas rápidas, que consistem em caminhada e entrevistas”, afirmou.

Alvaro lembrou que Serra vai quase todas as semanas a Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 10,6%. O Ceará é outro exemplo citado por Alvaro. Serra já esteve lá várias vezes, desde que a campanha eleitoral começou. No caso do Paraná, como Serra vai estar antes em Santa Catarina, aproveitou para cumprir uma agenda rápida no Norte do Estado, explicou Alvaro. Além de o candidato andar muito, a campanha de Serra vai privilegiar ações que mostrem as diferenças entre o tucano e sua principal adversária, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). “Esta é uma campanha complicada. Nós não temos como competir com o aparelhamento do governo. Então, nós temos que mostrar que nossa forma e conteúdo são diferentes”, disse o senador paranaense.

Aqui e lá

Alvaro não acompanhará Serra no Estado. Como o candidato a presidente fará a campanha junto com o candidato ao governo, o senador tucano prefere ficar longe para manter a posição de neutralidade na disputa eleitoral, que adotou por ter o irmão, o senador Osmar Dias (PDT), como candidato ao governo na coligação adversária aos tucanos. Alvaro irá cumprir um roteiro com o candidato ao Senado do PSDB, deputado federal Gustavo Fruet, numa agenda que ainda está sendo organizada.

Na campanha de Serra, Alvaro atua como porta-voz das propostas do candidato. A missão do senador paranaense é percorrer os vários estados se reunindo com as lideranças tucanas e concedendo entrevistas sobre o programa da candidatura do PSDB. Como não é candidato, Alvaro tem espaço aberto para participar de debates nos meios de comunicação. Na próxima semana, Alvaro vai ao Ceará, onde se reunirá com o senador Tasso Jereissati (PSDB) e lideranças do partido. Serra chegará em Paranavaí às 11h e participa, com Beto, de uma carreata e uma caminhada pelo centro da cidade. A seguir, Serra e Beto vão a Alto Paraná e Nova Esperança. À tarde e à noite, em Maringá, Serra e Beto fazem carreata, caminhada e inauguram comitês.