Serra critica concepção ‘estúpida’ de que economia não precisa da indústria

O senador José Serra (PSDB-SP) criticou o que chamou de concepção “estúpida” de “economistas moderninhos” que argumentam que a indústria não é importante para a economia brasileira. “É uma concepção econômica estúpida, porque é equivocada”, disse o senador.

Serra faz uma apresentação a uma plateia de cerca de 200 empresários no Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim). O tucano argumentou que há uma desindustrialização mais natural em países desenvolvidos, onde a renda per capita é de cinco a seis vezes maior que no Brasil. “A desindustrialização deles é da maturidade, a nossa é precoce, prematura eu diria. No debate ideológico, a indústria ficou pra trás.”

Serra disse que, nas últimas décadas, foram fatores positivos para o Brasil o fim da superinflação e o avanço do setor de agronegócios. Mas destacou que o avanço do PIB per capita de 1980 pra cá teve uma “performance horrorosa” e considerou o crescimento da indústria nacional no período “vergonhoso”.