Senado aprova pedido de informações sobre voos da FAB

A Mesa Diretora do Senado aprovou nesta quinta-feira o pedido do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), para que o ministro da Defesa, Celso Amorim, detalhe informações de transporte de autoridades e demais passageiros em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Amorim tem 30 dias para responder ao requerimento. Segundo o pedido do tucano, nos últimos dias a imprensa divulgou “a malversação do uso do dinheiro público em mais uma modalidade de serviço público”.

Aloysio Nunes Ferreira pede que o ministério responda a sete perguntas. Entre elas, quantos voos com aviões da FAB foram realizados com base no Decreto 4.244/2002 (que disciplina o uso de aeronaves oficiais), quais os destinos e quais autoridades estiveram nesses voos.

Na segunda-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou que apoiaria o pedido do tucano. “Quero, de pronto, dizer que eu defendo e apoio a aprovação do requerimento”, disse Renan, ao lê-lo em plenário. Renan se valeu de um avião da FAB para ir ao casamento da filha do líder do PMDB na Casa, Eduardo Braga (AM).

A viagem foi revelada em reportagem do jornal Folha de S.Paulo na edição de quinta-feira passada. No dia da divulgação, Renan avisou que não iria devolver os recursos, mas, um dia depois, decidiu restituir R$ 32 mil aos cofres públicos decorrentes do voo de ida e volta para o evento ocorrido no litoral baiano.