Senado aprova indicação de Vital do Rêgo para o TCU

O plenário do Senado aprovou no início da noite desta terça-feira, 2, a indicação do presidente das duas CPI da Petrobras do Congresso, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para ocupar uma cadeira de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga aberta com a aposentadoria de José Jorge. O nome de Vital do Rêgo foi chancelado, em votação secreta, com 63 votos a favor, um contra e uma abstenção. A indicação dele seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Vital nem sequer compareceu esta tarde para presidir a sessão da CPI mista que realizou a acareação entre os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró. No depoimento mais contundente desde o início das investigações, Costa disse que confirmava “tudo” o que disse na delação premiada a respeito do esquema de corrupção na estatal e pagamento de propina a políticos.

A votação de Vital em plenário ocorreu no mesmo clima de cordialidade do início da tarde, quando a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, com o apoio unânime dos 25 integrantes presentes no colegiado, o nome do peemedebista, com poucas perguntas e muitos elogios da base e da oposição.