Seminário discute combate ao aquecimento global

Terá início hoje na Câmara seminário internacional sobre mudanças climáticas, cujo tema é "Aquecimento Global – A Responsabilidade do Poder Legislativo no Estabelecimento de Práticas Ambientais Inovadoras". O evento é promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, em parceria com quatro comissões da Câmara (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Relações Exteriores e de Defesa Nacional) e três comissões temáticas do Senado.

A abertura ocorrerá às 19 horas, no auditório Nereu Ramos. Amanhã, serão discutidos assuntos como o impacto da emissão de gases de efeito estufa no Brasil e as perspectivas em âmbito internacional (protocolo de Quioto e mercado de carbono). Na quinta-feira (30), último dia do seminário, os debates vão tratar da necessidade de aprimoramento da legislação nacional e da atuação parlamentar sobre o tema em diversos países (Alemanha, Inglaterra, África do Sul, Uruguai, Canadá e Japão).

Também na quinta-feira, haverá debate com o tema "Custos e Fontes de Financiamento da Política Pública Nacional de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas". Um dos palestrantes será o economista britânico Nicholas Stern, autor de um relatório, publicado em 2006, que analisou os aspectos econômicos das mudanças climáticas. O documento estima que os danos causados pelo aquecimento global à atividade econômica poderão ter efeito similar ao das grandes guerras e da depressão econômica na primeira metade do século 20.

O evento será realizado no auditório Nereu Ramos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.