Secretaria da Educação denuncia sumiço de equipamentos

Um lote de equipamentos, avaliado em cerca de R$ 6 milhões, desapareceu do Centro de Treinamento dos Magistrados do Paraná (Cetepar), em Curitiba. Os computadores, câmaras e sensores de voz eram utilizados para ensino à distância. O sumiço dos equipamentos foi constatado por uma equipe da Secretaria da Educação que foi até o Cetepar para avaliar os equipamentos e planejar a sua utilização nos projetos da atual gestão. Encontrou apenas os cabos dos equipamentos, cortados.

A Procuradoria Geral do Estado já foi acionada e deverá investigar as denúncias de que integrantes da Fundação Universidade Eletrônica, instituição privada que recebia do governo anterior recursos para administrar o ensino à distância, teriam ido no dia 31 de dezembro, à noite, até o Cetepar para retirar os equipamentos. Ontem de manhã, as mesmas pessoas teriam tentado novamente entrar no prédio, para retirar os móveis, mas foram impedidas porque não tinham autorização do atual governo. O Ministério Público também será notificado sobre o assunto.

O secretário estadual da Educação, Mauricio Requião, está empenhado em recuperar os equipamentos porque foram comprados com dinheiro público, repassado à Fundação Universidade Eletrônica pela Paraná Tecnologia. Ele disse que o governo vai punir os responsáveis pelas irregularidades. A Fundação era apenas a responsável pelas aulas à distância, não era a dona dos equipamentos. Assim que recuperar todo o lote desaparecido, a Secretaria vai administrar todo o ensino à distância, sem deixar uma entidade privada, sem compromisso com a educação do Estado, tomar conta desse assunto.

Voltar ao topo