Sartori anuncia primeiros três secretários

O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), anunciou na tarde desta quinta-feira os primeiros nomes do seu secretariado. O atual líder do PMDB na Assembleia gaúcha Márcio Biolchi será o chefe da Casa Civil. Giovani Feltes estará à frente da Secretaria da Fazenda. Ambos são deputados federais eleitos. Já Carlos Búrigo assumirá a Secretaria-Geral de governo.

“Nós sabemos que a situação é difícil, requer muito trabalho e muitos esforços. E como o governador disse, as ações que terão que ser implementadas muitas vezes poderão ser duras, mas estão sendo estudadas, analisadas, e no momento certo o governador vai anunciar para as sociedade gaúcha”, disse Búrigo.

O governador eleito deve anunciar mais nomes depois do dia 15. Sartori convidou para Educação o deputado federal Vieira da Cunha (PTD), que disputou com ele a eleição para governo do Estado. Mas o PDT ainda não respondeu ao convite. Com a confirmação Biolchi e Feltes no Executivo, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o vereador de Caxias do Sul – berço político de Sartori, Mauro Pereira, assumem vagas na Câmara Federal.