República de Curitiba

Sarney promete ajudar ex-presidente da Transpetro a não cair com Moro

Uma conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, investigado pela operação Lava Jato, mostra o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) oferecendo ajuda para evitar que o caso dele fosse transferido para as mãos do juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Na conversa, que teve o conteúdo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, Sarney faz uma ressalva para Machado: “sem meter advogado”.

O ex-presidente da Transpetro gravou as conversas em março. Na terça-feira (24), ele fechou acordo de delação premiada com o Superior Tribunal Federal (STF). Durante o diálogo, Sarney havia manifestado preocupação sobre a possibilidade de Machado fazer este acordo. “Nós temos que fazer o nosso negócio e ver como é que está o teu advogado, até onde eles falaram com ele em delação premiada”, disse Sarney.

Nos áudios obtidos pelo jornal, a estratégia do ex-presidente não fica clara, no entanto, envolviam conversas com Renan Calheiros (PMDB-AL), que é presidente do Senado, e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Machado ressalta na conversar que a iniciativa teria de ser política e não apenas jurídica.

Em nota, Sarney disse que não teve tempo de analisar toda a gravação. Ele confirmou que teve uma relação de amizade com Machado, que continuou depois que ele deixou o Parlamento.