Sarney diz que obras da Copa 2014 não vão bem

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou nesta quinta-feira (14) o atraso nas obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e aproveitou para comentar o desempenho da seleção brasileira.

“Não sei como vão as obras (da Copa), mas pelas notícias que temos não vão bem. Aliás, não vão bem só as obras, a seleção também não vai bem”, alfinetou. No encontro convocado para o balanço das atividades do semestre, Sarney defendeu, ainda, a intensificação da fiscalização sobre as obras da Copa.

Sarney sustentou que todos os órgãos de controle e fiscalização existentes, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU), devem ser acionados para monitorar a execução dessas obras e a aplicação dos recursos correspondentes, a fim de evitar desvios e irregularidades.

“Nós temos organismos de controle que devem ser utilizados ao máximo”, defendeu. “(Assim) A faixa que teremos para qualquer dificuldade vai desaparecer”, concluiu.

A observação de Sarney foi motivada pela declaração do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge, que havia declarado hoje que apesar de todos os mecanismos de controle e fiscalização disponíveis, as obras da Copa ainda estão suscetíveis a desvios e irregularidades.

“É impossível dizer que não haverá superfaturamento em algumas delas”, afirmou o ministro durante o lançamento do Portal de Transparência da Copa de 2014, desenvolvido pelo Senado em parceria com o TCU.

O novo portal pode ser acessado no sítio www.copatransparente.gov.br , em que o internauta terá acesso a informações sobre rodovias, estádios, aeroportos, portos e demais obras municipais, estaduais e federais relativas ao evento, da licitação até a execução das obras, com cronogramas e relatórios completos.