Sanepar: AL aprova aumento de capital

Os deputados estaduais aprovaram ontem a mensagem do governo do Estado autorizando o aumento de capital social da Sanepar. O presidente da empresa, Stênio Jacob, que acompanhou a votação, explicou que a proposta é emitir novas ações no valor de R$ 547 milhões.

Por meio da operação, o governo irá converter em ações os dividendos que têm direito de receber na empresa, como acionista majoritário com 60% das ações da companhia. A outra parte das ações está em poder do grupo privado Dominó.

Para manter o seu nível de participação na empresa, o sócio privado terá de fazer também um aporte de capital no valor estimado de R$ 30 milhões, segundo o presidente da Sanepar. A subscrição das novas ações será aprovada ainda em assembléia geral do Conselho de Administração da empresa.

O presidente da Sanepar informou que o mais recente aumento de capital da empresa foi feito em 92. Segundo Jacob, a operação é necessária para garantir os investimentos públicos em saneamento.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Durval Amaral (PFL), criticou a condução da votação da matéria. Amaral queria que a mensagem fosse discutida na CCJ para que todos os deputados pudessem se informar melhor sobre a proposta. Mas a liderança do governo alegou que o projeto já está na Assembléia Legislativa desde março deste ano.

Aprovado

Os deputados também aprovaram ontem a mensagem que libera o uso pelo governo do Estado dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FED), atualmente geridos pela Agência de Fomento do Paraná. 

Voltar ao topo