Sai em 10 dias parecer do TC sobre Matinhos

Em cerca de dez dias, a Procuradoria do Tribunal de Contas (TC) deve dar um parecer sobre o relatório feito pelos técnicos da instituição que detalha irregularidades cometidas na gestão do prefeito de Matinhos, Acindino Duarte. Os auditores do Tribunal descobriram um esquema de desvio de receita tributária e a utilização de veículos oficiais e motoristas a serviço de uma empresa particular do prefeito.

Também foi apurada a presença de funcionários municipais remunerados em espécie, ou seja, sem registro de despesa e origem dos recursos utilizados no pagamento. O novo presidente do Tribunal, Henrique Naigeboren, disse que pretende se inteirar sobre o caso de Matinhos. Caso o Tribunal decida pelo afastamento, cabe ao governador Roberto Requião a palavra final sobre a exoneração de Acindino.

Será a segunda vez que o TCE pede o afastamento de um prefeito. Em 1996, foi solicitada e aprovada a intervenção em Morretes, também no litoral, com o afastamento do então prefeito Julio Salomão e sua substituição pelo coronel Sérgio Malucelli, por seis meses, até a realização de novas eleições.

Voltar ao topo