Sabino Campos assume Emater

O engenheiro agrônomo Sabino Campos tomou posse ontem como diretor presidente da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O veterinário Luiz Augusto Pfau assumiu o cargo de diretor técnico e Eliel de Freitas, também veterinário, o de diretor administrativo.

Durante seu discurso, Sabino Campos lembrou da época em que começou a trabalhar com a agricultura. Segundo ele sua intenção é implantar as propostas do governador Roberto Requião (PMDB) na área da extensão rural aos pequenos e médios produtores. “O emprego mais barato é o do campo. Sendo assim, temos que trabalhar em prol da agricultura familiar e melhorar o padrão de vida dos agricultores”, afirmou.

O novo presidente da Emater disse que vai fazer com que a empresa intensifique seu trabalho de aproximação com os pequenos produtores rurais do Estado. O objetivo, segundo ele, é melhorar a qualidade de vida destes agricultores, elevar a produção agrícola do Estado e gerar mais renda no campo, evitando o êxodo rural. Parcerias com o governo Lula, iniciativa privada e universidades também irão fazer parte dos projetos de Campos na diretoria da Emater. “Quero participar com todos aqueles que querem o desenvolvimento integrado do Estado”, disse.

Recursos

O vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti (PMDB), afirmou que depois de definir os cargos a serem assumidos nos próximos dias nas autarquias e empresas ligadas à Agricultura, pretende sair em busca de recursos federais. “Quero fazer uma ação política em favor do produtivismo rural, maior do que fizeram nos anos anteriores”, disse.

Segundo Pessuti, a busca dos recursos federais não pode depender somente dos deputados. “Sou um homem do diálogo”, afirmou. Ele disse ainda que pretende “buscar parcerias para diminuir a taxa de juros nos financiamentos para os agricultores”.

O Secretário da Agricultura também falou sobre os projetos que terão continuidade, como o “Paraná 12 meses” e o “Paraná Biodiversidade”. “Queremos manter aquilo que funciona e aprimorar aquilo que precisa melhorar”, declarou. Segundo Pessuti, alguns projetos deverão ser revistos, como o Parque da Ciência e a reativação do Parque de Exposição Castelo Branco. Em relação à Emater, Pessuti afirmou que a extensão rural é uma das prioridades do governo Requião. “Quero levar a empresa a um patamar ainda melhor do que ela chegou para o agricultor encontrar apoio”, concluiu.

Voltar ao topo