RS tem 96 servidores ganhando acima do teto salarial

Um diagnóstico preliminar do Tribunal de Contas (TCE/RS) indica que pelo menos 96 funcionários públicos do Rio Grande do Sul recebem vencimentos superiores ao teto de R$ 26.723,13. O levantamento ainda está no começo. A equipe de 27 auditores externos designada para a tarefa analisou apenas o mês de abril deste ano do próprio TCE/RS, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Justiça Militar, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Estadual.

Nos próximos meses, o grupo vai fazer uma varredura de todos os pagamentos feitos desde janeiro de 2008, incluído a folha do Executivo, que tem cerca de 280 mil matrículas. Depois haverá uma análise detalhada dos casos que excederam o teto para verificação dos motivos que elevaram os vencimentos. Se forem comprovadas irregularidades, os beneficiários poderão ser obrigados a devolver o dinheiro que receberam a mais.

O levantamento preliminar constatou que 66 dos servidores que ganham mais do que o teto estão no próprio TCE/RS, órgão que paga também a maior remuneração individual, de R$ 38.346,02, a um servidor inativo. A Assembleia paga vencimentos superiores ao teto a 15 servidores.