Rossoni não desiste de disputa pela 1.ª secretaria

As previsões otimistas do líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Nereu Moura, de que teria 31 votos para garantir-se na 1.ª secretaria da Casa não assustam o deputado Valdir Rossoni (PTB), o atual ocupante do cargo e postulante à reeleição. Rossoni explica que não é candidato de si mesmo mas de um grupo de parlamentares e que pretende levar adiante a candidatura: “Respeito muito o deputado Nereu Moura, acho que ele está no seu direito. Mas acho também que é natural da democracia que a oposição reivindique espaços na Mesa diretora. Sempre foi assim. Acho justo que a situação fique com a presidência, a 1ª vice-presidência, a 2ª secretaria. E quem perdeu a eleição fique com a 1ª secretaria, a 2ª vice-presidência e a 3ª secretaria”.

O deputado, que ontem, quando a Assembléia reabriu as portas depois de 23 dias de recesso, despachou em seu gabinete o dia todo, recebeu um grande número de parlamentares para conversar sobre a questão da eleição da Mesa. Mas preferiu não falar nos apoios que teria para a disputa: “Acredito que a questão dos nomes estará resolvida na sexta-feira que antecede a eleição – marcada para o dia 1º de fevereiro, à partir das 19h. Até lá teremos muita conversa. Sou candidato, gostaria de permanecer no cargo e acho que tenho boas chances se o governador não interferir na disputa. Quanto ao deputado Nereu Moura, acho que seria um excelente líder do governo. Ele tem garra para isso, já demonstrou durante o exercício da liderança da oposição”.

Rossoni também disse ignorar qualquer assédio de outras agremiações em relação aos deputados que integram a bancada petebista (composta, além dele, por Luiz Accorsi e Carlos Simões), que na legislatura passada chegou a ter 11 integrantes: “Hoje, com uma bancada menor, o PTB se tornou uma opção até mais interessante, abrindo a possibilidade de trabalhar regiões mais amplas”.

Eleição

A eleição da Mesa, a princípio prevista para o dia 2 de fevereiro, vai acontecer no dia 1º, após a posse dos deputados eleitos ou reeleitos no dia 6 de outubro do ano passado. A sessão começa às 19h30, e o presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB) já está convocando os parlamentares para a votação. A base de apoio do governo, constituida oficialmente pelo PMDB, PT e PPS, com o apoio avulso de representantes de outras siglas, como o PSDB e o PFL, se reúne quinta-feira, às 10h, no gabinete da liderança do governo na AL também para tratar da definição dos nomes que comporão a chapa para a Mesa Executiva.

Voltar ao topo