Rossi critica dados do Desenvolvimento Agrário

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, criticou hoje números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “É inegável que agricultura familiar conseguiu seu espaço, mas há cultivos que precisam de escala, de tecnologia, por isso sou cético em relação aos números apresentados”, disse. O MDA costuma divulgar que pelo menos 70% da produção nacional de alimentos é proveniente da agricultura familiar.

Rossi disse que muitas das pequenas propriedades do País que o MDA contabiliza como de produção familiar na verdade são pequenas áreas que surgiram muitas vezes por divisão de herança, mas que são altamente tecnológicas, empresariais e, portanto, estão no âmbito da Agricultura. “Elas são parte deste complexo que dirigimos aqui”.

Mas, em tom conciliador, Rossi disse que dá grande valor à agricultura familiar. “É uma consolidação obtida no governo Lula, pois é um segmento que produz e enfrenta ao mesmo tempo o problema social”, comentou Rossi, para quem os trabalhos das pastas da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário são complementares.