21 anos depois

Roberto Requião é condenado a indenizar juiz por ofensas

Doze anos após ser condenado pela 6.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) publicou ontem, em página inteira do jornal Folha de S.Paulo, a sentença que o obriga a indenizar o juiz Sérgio Arenhart em R$ 224 mil (não corrigidos) por ofensas. Em 1991, quando era candidato ao governo, o peemedebista acusou o juiz de parcialidade nas decisões.

Como parte da condenação, ele deveria publicar a sentença nos mesmos órgãos de imprensa que veicularam os ataques ao magistrado na época. Segundo a sentença, Requião feriu a honestidade e a integridade do juiz, ao divulgar decisões suas que tramitavam em segredo de Justiça.

Acusações

Conforme reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em 1991, Requião afirmou que “abusos da Justiça Eleitoral e desvios de tribunais e juízes, das atribuições que lhe foram conferidas, têm sido assunto permanente desta coluna, e é desnecessário relistar a série de absurdos praticados em vários escalões, configurando ensaios de ditadura togada… Candidatos prejudicados ou que assim se entenderam limitaram-se, porém, a espernear, em face de juízes incompetentes ou facciosos… Além de suspender programas, vê-se que o magistrado achou que lhe cabia entrar na campanha”.