Roberto Requião completa um mês de mandato

O governador Roberto Requião (PMDB) completa um mês à frente do Palácio Iguaçu confirmando os compromissos que havia assumido durante a campanha eleitoral. Além de priorizar o ajuste das contas do Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal, o governador tomou uma série de atitudes importantes deste governo. Entre elas, a assinatura do decreto que isenta as empresas com faturamento anual inferior a R$ 180 mil do pagamento do ICMS, a suspensão do pagamento de convênios firmados pela administração anterior por 90 dias e a medida que autoriza os secretários de Estado e presidentes de estatais a fornecerem informações aos parlamentares em um prazo de cinco dias sem que tenham de fazer um pedido à Mesa Executiva da Assembléia Legislativa.

O governador também anunciou o término das obras nas estradas do Cerne (PR-090) e da Boiadeira (BR-487), dentro da sua proposta de diminuir as tarifas de pedágio ou acabar com a cobrança. Na área dos transportes, Requião está negociando diretamente com o ministro Anderson Adauto – que esteve em Curitiba para conhecer as necessidades de ampliação do Porto de Paranaguá – a liberação de recursos para o setor.

Outra medida importante tomada pelo governador foi o compromisso de encontrar uma solução rápida para o problema causado pelo inesperado período de chuvas que atingiu o litoral paranaense. O início do repasse de recursos do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social também mostra a preocupação em resolver rapidamente os problemas dos cidadãos paranaenses. Ao todo serão construídas 3.500 casa no Estado com verba da Caixa Econômica Federal e do Tesouro do Estado. O município de Ponta Grossa foi o primeiro beneficiado.

Seguindo ainda a linha de atendimento à população, o governo começou a discutir estratégias para a implantação do “Programa do Leite”. Segundo a secretária de Planejamento e Coordenação Geral, Eleonora Fruet, a idéia é garantir um litro de leite por dia para cada criança de família com renda inferior a R$ 80 mensais. Outra medida que vai beneficiar a população mais carente também já está tendo início: é a distribuição gratuita de energia elétrica. De acordo com o presidente da Copel, Paulo Pimentel, os recursos que vão custear o projeto já estão previstos no Orçamento do Estado para 2003.

Também marcaram o primeiro mês de governo Roberto Requião, o cancelamento de contratos firmados pelo governo anterior como com as agências de publicidade e com a empresa Sofhar e o Instituto Curitiba de Informática, além de outras ações.

Voltar ao topo