Riquelme prioriza ações contra crime

O novo procurador-geral de Justiça do Paraná, Milton Riquelme de Macedo, tomou posse anteontem em Curitiba afirmando que vai direcionar sua atuação principalmente no combate aos crimes violentos e contra o patrimônio público e ainda na luta contra o crime organizado. “Vamos dar continuidade às ações da atual gestão, priorizando estas áreas”, disse Macedo, que assumiu o lugar de Maria Tereza Uille Gomes.

Evitando criticar sua antecessora, o novo procurador também afirmou que vai centralizar a atenção dos seis promotores da Promotoria de Investigação Criminal em grandes casos. E disse que não vai interromper a descentralização e interiorização das promotorias especializadas.

Indicação

Riquelme teve seu nome aprovado pela Assembléia no último dia 17, por 44 votos a três, depois de ter sido sabatinado durante uma hora e meia por uma comissão de deputados. Ele integrava a lista de dois nomes votados pelo Ministério Público para o cargo e foi o indicado pelo governador Roberto Requião (PMDB), no último dia 11. Ficou em segundo lugar na eleição em que concorreu com Maria Tereza Uille Gomes. Riquelme havia renunciado à indicação, embora seu nome tenha sido mantido na lista enviada ao governador.

Ele explicou que havia desistido porque, antes da eleição, comprometeu-se com procuradores e promotores a retirar seu nome caso não fosse o primeiro colocado. Mas quando informou sua renúncia a Maria Tereza, a procuradora afirmou que enviaria seu nome assim mesmo por não haver a possibilidade jurídica da renúncia.

“Recebi a minha indicação com muita responsabilidade, tenho uma interação muito grande com a classe e uma vida longa na carreira”, declarou, ao justificar sua atitude. A pequena diferença de votos com Maria Tereza também foi apontada pelo procurador como um dos motivos pelos quais não deve haver reação negativa no Ministério Público à sua indicação, apesar de não ter sido o primeiro da lista.

Voltar ao topo