politica

Rio elege deputadas quatro mulheres negras amigas de Marielle

Ainda um mistério que desafia a polícia e inquieta o Rio, o assassinato da vereadora Marielle Franco, em março, reverberou no resultado das eleições 2018 no Estado. Quatro amigas e ex-assessoras da representante da favela da Maré vão ocupar, agora, três cadeiras na Assembleia Legislativa e uma na Câmara.

Talíria Petrone, Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro, todas pautadas por lutas identitárias, também foram eleitas pelo PSOL – partido de Marielle e que corria o risco de não mais ter acesso ao Fundo Partidário e tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral, o que não aconteceu.

Talíria foi a 9.ª deputada federal mais votada no Estado, somando 107.317 votos válidos, 1,39%). As ativistas Renata (63.937), Mônica (40.631) e Dani (27.982) ocuparam, respectivamente, a 9.ª, 28.ª e 48.ª posições na Assembleia. Afora a enfermeira Rejane, eleita na 39.ª colocação, as três deputadas estaduais ligadas à Marielle foram as únicas a se autodeclararem pretas.

Na Câmara, além de Talíria, somente a deputada federal Rosângela Gomes afirma-se negra. Ela foi eleita com 63.952 dos votos válidos e ficou 17ª posição.

Após fechamento das urnas, as deputadas estaduais manifestaram-se no Twitter. “Honramos a memória de Marielle Franco. Sou uma das três mulheres negras do PSOL eleita para a Alerj. Nunca mais estaremos sozinhas nos espaços de poder”, afirma Renata.

“Foi só o começo de algo que a gente já começou há muito tempo, de uma nova política que tentaram silenciar e não conseguiram”, pontua Dani.

Pesquisadora e socióloga, Mônica Francisco, via Instagram, comemorou sua eleição e compartilhou vídeo que comemora, também, a vitória de Erica Malunguinho, primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual no País, com 55.223 votos válidos em São Paulo (74ª). “É felicidade que não me cabe! É representatividade que chama!”, enfatiza.

Ranking

Eleito em primeiro lugar no ranking de deputados estaduais no Rio, o ex-candidato a vice-prefeito do Rio em 2016, Rodrigo Amorim (PSL), postou foto no Facebook na última semana com placa de rua que homenageia Marielle Franco partida ao meio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.