Richa pede mais empenho à sua equipe

O prefeito Beto Richa reuniu ontem os secretários municipais e administradores regionais para comunicar o início de um reordenamento administrativo na Prefeitura. O plano é resultado do diagnóstico feito nos últimos meses pelo consultor Belmiro Valverde Jobim Castor, a pedido do prefeito Beto Richa, e tem o objetivo de agilizar as ações municipais e obter melhores resultados para a cidade e a comunidade. O vereador Mário Celso (PSDB), líder do prefeito na Câmara Municipal, também participou da reunião.

"Estamos conscientes de que é necessário avançar muito mais", afirmou Richa. O prefeito disse ainda que a recente alteração na equipe, com a troca de alguns secretários, foi feita porque ele julgou necessária para acelerar a administração. "Farei tantas reformas quantas forem necessárias para garantir a agilidade da administração e cumprir os objetivos do nosso plano de governo", avisou.

O prefeito disse que não vai permitir o envolvimento da administração municipal no processo eleitoral deste ano. "Não podemos confundir a administração pública com campanha eleitoral. A participação de cada gestor municipal na campanha deve ocorrer fora do horário de trabalho", advertiu.

A reunião foi aberta pelo secretário do Planejamento e Coordenação, Antonio Poloni, que detalhou as linhas gerais de atuação de sua pasta. "Um bom governo caracteriza-se pela capacidade de fixar metas e executar as ações projetadas", disse Poloni. A implantação das medidas de racionalização administrativa e agilidade operacional será coordenada pela Secretaria de Planejamento.

Em seguida, Belmiro Castor apresentou o diagnóstico e as medidas sugeridas para simplificar processos, desburocratizar procedimentos e acelerar soluções e decisões. Uma das mudanças propostas é a transferência para uma única área de funções, que hoje estão dispersas em diversas estruturas da Prefeitura. Um exemplo é a manutenção da cidade, cuja responsabilidade hoje está dividida em várias secretarias. Outro é a gestão do patrimônio municipal.

Segundo Belmiro, "o resultado será melhor se as pessoas entenderem que fazem parte de um esforço coletivo para que a administração dê certo". "Na coleta de informações para o diagnóstico, encontrei uma visão entusiasmada dos gestores municipais. Todos querem acertar, sem compromissos com os erros do passado", concluiu.

O vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci, afirmou que o compromisso da administração municipal é com a melhoria da qualidade de vida dos curitibanos. "Esse objetivo será conquistado com a nossa ação diária na gestão de serviços de qualidade e implantação das obras que a população quer e precisa", disse. 

Voltar ao topo