Investimentos

Richa anuncia reestruturação do Corpo de Bombeiros

O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira (02) que encaminhará para a Assembleia Legislativa nos próximos meses um projeto de reestruturação do Corpo de Bombeiros. Richa disse que a proposta reunirá uma série de medidas para melhorar e fortalecer a instituição e toda a Polícia Militar do Paraná.O anuncio foi feito durante a solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, uma das atividades que compõem a programação dos 100 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, em Curitiba.

“Vamos garantir melhor estrutura para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para que tenham ainda mais condições de prestar um bom serviço às famílias paranaenses”, afirmou.

Richa ainda lembrou que o governo já anunciou investimentos na ampliação das instalações e novos quartéis no interior do Estado, na capacitação dos soldados e na modernização dos equipamentos. Entre outras ações está a contratação recente de 481 novos bombeiros e outros 1.967 policiais militares e a instalação de um novo grupamento em Curitiba.

“Esta centenária e gloriosa corporação tem muito que comemorar, merece o respeito e o reconhecimento de cada cidadão e o total apoio do Governo do Estado”, destacou o governador, que foi homenageado com a medalha do Corpo de Bombeiros do Estado.

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, foi homenageada como madrinha do centenário da instituição. O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, destacou o papel relevante que os bombeiros exercem na sociedade.

“Todos têm uma estima e gratidão para com a corporação. Os bombeiros são heróis sem rosto que protegem uma criança, orientam um adulto, zela mpor um idoso, preservam o meio ambiente e estão sempre prontos a ajudar”, disse.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Luiz Ferreira da Silva, o centenário reforça o compromisso da corporação com a comunidade paranaense. Ele destacou os investimentos realizados pela atual gestão em todo o Estado.

“Já adquirimos novas viaturas e equipamentos necessários para a atividade de bombeiros,como os de proteção individual de combate a incêndio, buscas e resgates, e também a inclusão de novos membros para reforçar o efetivo”, afirmou Ferreira.

Centenário

Além do governador, outras 190 personalidades, entre civis e militares, receberam a medalha alusiva ao Dia do Bombeiro. “Estou muito honrada por ser reconhecida por uma corporação que trabalha a todo o momento na preservação e resgate de vidas”, disse a secretária Fernanda Richa. O ex-governador José Richa também foi homenageado na cerimônia. Arlete Richa recebeu a medalha.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, que também foi homenageado, ressaltou o trabalho desempenhado pelos bombeiros em todas as áreas e agradeceu a boa parceria entre o município e as equipes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate): “Temos uma parceria fundamental que garante atenção de emergência para a população curitibana”.

Entre os demais homenageados estão: o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; o líder do governo no legislativo, deputado estadual Ademar Traiano; o comandante da 5º região do Exército, general Williams José Soares; o desembargador federal da 4º região, Néfi Cordeiro; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O coronel Antonio Luiz Ferreira da Silva informou que a comemoração do centenário da instituição será no dia 8 de outubro em uma, grande solenidade. O Corpo de Bombeiros foi criado em 1912 pelo então presidente da província do Paraná, Carlos Cavalcanti. A corporação está presente em 50 municípios e atende a 400 ocorrências diárias, em média.