Requião terá Pessuti como candidato a vice

O deputado estadual Orlando Pessutti (PMDB) será o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Roberto Requião. O nome foi indicado pela bancada estadual em reunião anteontem à noite, em Curitiba. Uma das principais razões para a escolha foi a inserção do deputado no setor agropecuário. Ele integra a bancada ruralista da Assembléia Legislativa e é médico veterinário. Ex-presidente da Assembléia Legislativa, Pessuti está no quinto mandato de deputado estadual e se preparava para disputar a reeleição.

Segundo o deputado, seu nome somente foi formalizado na última hora porque os deputados da bancada estadual decidiram esgotar todas as possibilidades de construção de uma aliança com o PSDB antes de preencher a vaga. “Nós lutamos pela coligação, mas a situação foi se afunilando, o PSDB não refluiu da sua candidatura própria e em função da verticalização sobraram poucas alternativas de aliança para o PMDB. Com a definição da chapa pura, meu nome foi referendado”, explicou Pessuti.

O PMDB chegou a cogitar a indicação do empresário Luis Mussi para concorrer a vice-governador. Mussi foi indicado para ser o primeiro suplente do candidato ao Senado, Paulo Pimentel. O segundo suplente para o Senado foi o vereador Paulo Salamuni.

Perspectivas

O deputado observou ainda que a opção de montar uma chapa composta apenas de peemedebistas não deve interferir no desempenho da candidatura majoritária. “O PMDB tem todas as condições de vencer esta eleição, com ou sem alianças. Se antes, quando o Requião não era tido como candidato, já amealhava um potencial significativo de votos, agora acreditamos que, com a confirmação da candidatura, nossas perspectivas são as melhores”, avaliou.

Pessuti disse ainda que, embora não tenha fechado alianças para o 1.º turno, o PMDB tem condições de atrair apoios de vários partidos no caso de um segundo turno na eleição. E citou o PT e o PPS como prováveis aliados, se seus candidatos – respectivamente, os deputados federais Padre Roque e Rubens Bueno – não forem bem sucedidos eleitoralmente no primeiro turno.

A base eleitoral de Pessutti está concentrada no Vale do Ivaí, na região central do Estado. No início da carreira, o deputado participou do movimento estudantil. Cursou medicina veterinária na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e foi presidente da Casa do estudante Universitário. Ele também é funcionário licenciado da Emater. Na avaliação da bancada, Pessuti tem um perfil complementar ao do senador Roberto Requião, por ter uma linha de atuação definida como conciliadora.

Voltar ao topo