As 15 principais diretrizes do plano de governo do senador Roberto Requião foram definidas ontem em uma reunião no diretório estadual do PMDB em Curitiba, com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade.

Uma das linhas de ação prioritárias é justamente a opção preferencial pelos pobres. Atualmente, 2 milhões de paranaenses vivem abaixo da linha de pobreza. Requião vai adotar medidas emergenciais com o objetivo de mudar essa realidade.

Por exemplo, fornecer um litro de leite por dia para cada criança de família com renda inferior a R$ 80,00 mensais até que entrem na escola. Dez metros cúbicos de água e cem quilowatts de energia elétrica gratuitamente, por mês,

para essas famílias. Outra prioridade é o combate ao crime organizado, à violência e a implantação de uma nova política de segurança. Requião propõe a valorização e promoção dos bons policiais, e limpeza completa nas polícias Civil e Militar, acabando com a banda podre.

Vida e bem-estar

Hoje, uma das maiores crises do Estado é a falta de moradia para as populações carentes. O PMDB promete recuperar o Programa Casa da Família. A meta é construir 260 mil casas para cerca de um milhão de paranaenses viverem com dignidade pagando prestações que não ultrapassem 20% do salário mínimo. No governo anterior de Requião, o PMDB implantou uma política incisiva de apoio à educação que pretende retomar. Volta a garantia absoluta do ensino público pondo fim a todas as iniciativas de privatização. Os professores vão ser valorizados. Novas escolas vão ser abertas e as que existem, reformadas.

Na área da saúde a preocupação é com o aumento da mortalidade infantil e de doenças crônicas em idosos, problemas que atingem principalmente os mais pobres como resultado de atendimento hospitalar inadequado. Para melhorar esse quadro, O PMDB promete que as pessoas vão receber atendimento diferenciado, melhoria das condições habitacionais, acompanhamento médico adequado, diagnóstico e tratamento local nos bairros e municípios de pequeno e médio porte. O PMDB vai combater o monopólio e o cartel das redes internacionais de farmácias e distribuição de medicamentos que impõe o preço dos remédios, incentivando a produção industrial de genéricos no estado e barateando custos e preços. O governo de Requião vai garantir que o Sistema de Saúde atenda a todos que precisam de internamento e exames.

Interativo

Cultura, esporte, infra-estrutura, ciência e tecnologia, todas as áreas estão contempladas nas diretrizes do governo Requião com o objetivo de transformar o estado garantindo condições para que o povo viva com dignidade. Os grupos de estudo vão detalhar a partir de agora programas para atender as diretrizes definidas pelos candidatos. Mas a discussão não vai ser fechada. Até o fim desta semana estará disponível no site de campanha, um espaço aberto para a participação de todos os segmentos da sociedade. População, sindicatos, ong’s, associações, todos poderão apresentar propostas, sugerir programas e projetos que gostariam de ver realizados no governo democrático de Roberto Requião.

continua após a publicidade

continua após a publicidade