Requião se reúne com PV

O governador eleito, senador Roberto Requião (PMDB) conversou ontem com o ambientalista Melo Viana, um dos integrantes das Executivas Estadual e Nacional do Partido Verde. Requião ouviu de Viana as sugestões do PV para a política do meio ambiente estadual. Segundo ele, a proposta básica do partido é a aplicação no Paraná da “Agenda 21”, que defende um desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável para o País e o Paraná.

A aproximação do governador eleito com o PV – uma das legendas que garantiu sustentação á sua candidatura no segundo turno da disputa eleitoral, contra o senador Alvaro Dias (PDT) – é mais uma tentativa de Requião de intensificar suas alianças com os partidos da base e amplair os espaços de participação dos partidos no seu futuro governo. O governador eleito admite a possibilidade de contemplar uma das lideranças estaduais do PV com uma secretaria na sua equipe de governo.

Requião e Viana discutiram como aplicar essa proposta no conjunto das ações da administração pública estadual. Eles concordaram que a questão do meio ambiente não deva ficar restrita à secretaria específica e sim envolver o conjunto da administração. Segundo eles, todas as secretarias de Estado desenvolvem atividades que dizem respeito ao meio ambiente.

Ligação

Na conversa com Requião, Viana deteve-se especialmente na discussão das ações da Secretaria de Agricultura, que, segundo ele, tem uma ligação direta com a questão. Ele citou ainda determinadas ações da Secretaria de Indústria e Comércio do atual governo que entraram em choque com as questões ambientais citando como exemplo a instalação de uma indústria automobilística em uma área de mananciais.

Requião e Viana concordaram ainda que as questões do meio ambiente relacionam-se ainda intimamente ao saneamento básico, ao combate à pobreza, à melhoria da qualidade de vida da população e à distribuição de renda. Para o governador eleito não é possível entender o meio ambiente separado dessas questões. O Requião lembrou também da participação do PV em sua campanha e disse a Viana que vai ouvir os verdes tanto para definição da política ambiental quanto dos nomes para compor a Secretaria do Meio Ambiente. Por

sua vez Viana disse a Requião que os verdes não vão ao governo para “ficar

abraçando árvores e sim executar uma política conseqüente de meio ambiente”.

Voltar ao topo