Requião reúne aliados e promete manter diálogo

O governador Roberto Requião (PMDB) reuniu trinta e três deputados estaduais dos quarenta e oito que foram convidados para o jantar de apresentação da base aliada na Granja do Canguiri, onde está morando atualmente. Entre os convidados, muitos ainda não se definiram pela participação oficial no bloco de sustentação ao governo na Assembléia Legislativa. “Tem alguns que ainda estão entre a ponte e o lageado”, afirmou o 1.º secretário da Assembléia Legislativa, o peemedebista Nereu Moura, referindo-se aos deputados que ainda não aderiram formalmente ao bloco, mas estão em processo de aproximação do Palácio Iguaçu e compareceram ao jantar, oferecido anteontem por Requião. O líder do governo, Angelo Vanhoni (PT) e o presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), não compareceram à Granja.

Animado por shows musicais dos cantores “Gaúcho da Fronteira” e do argentino naturalizado brasileiro Dante Ramon Ledesma, o encontro teve como prato principal leitão recheado e troca de impressões entre o governador e os deputados. “Foi mais uma conversa de aproximação e para nós, uma base com 35 deputados é o número ideal. Nós entendemos que deve haver um equilíbrio de forças na Assembléia e que a oposição deve existir. Uma oposição atuante e responsável ajuda o governo”, comentou Moura. No primeiro mandato de Requião, o PMDB calcula que a base de apoio variava entre 32 e 36 deputados, uma maioria folgada.

No encontro, Requião prometeu manter uma linha de diálogo sempre aberta com a Assembléia, a exemplo da relação que pretende ter com os deputados federais. Para os peemedebistas, é natural que, em início de mandato, o governador usufrua de uma situação confortável em relação aos apoios na Assembléia. Livres

O PDT, adversário de Requião no segundo turno, foi representado no jantar pelos deputados Augustinho Zucchi, Neivo Beraldin, José Maria Ferreira, Vanderlei Iensen e Renato Gaúcho. De acordo com Ferreira, a bancada não tem qualquer dificuldade em se alinhar ao governo. O pedetista afirmou que o assunto ainda não foi discutido com o senador Álvaro Dias, mas que já houve uma conversa entre o senador Osmar Dias e o governador a repeito da posição da bancada estadual e a princípio, os deputados estão liberados para apoiar o governo.

Quase todos os partidos tiveram representantes no encontro com Requião. Do PMDB, foram Ademir Bier, Alexandre Curi, Antonio Anibelli, Nereu Moura, Artagão de Mattos Leão Junior e Mário Sérgio Bradock. Do PT, estiveram na granja os deputados Hermes Fonseca, Pedro Ivo Ilkiv, Tadeu Veneri, Elton Welter e André Vargas. Do PL foram Chico Noroeste e Edson Praczyk. O PPS foi representado pelos deputados Arlete Caramês, Marcos Isfer e Waldir Costa Leite.

O único petebista presente foi o deputado Carlos Simões. Do PSDB, estavam Ailton Araújo e Francisco Buhrer. O jantar foi frequentado também por pefelistas, Rafael Greca e Cleiton Quielse, por um deputado do PSB, Reni Pereira, outro do PSC, Mauro Moraes, um do PSL, Geraldo Cartário e Jocelito Canto, do PRT. Do PPB, compareceram Duilio Genari e Cida Borghetti.

Voltar ao topo