Requião retira produtos da Monsanto do mercado

O governador Roberto Requião recebeu um estudo da procuradoria jurídica da Secretaria da Agricultura recomendando a retirada do mercado paranaense dos agrotóxicos fabricados pela Monsanto e Basf.

De acordo com o relatório, as bulas dos produtos contêm conflitos de informação que podem colocar em risco a saúde da população.

“São informações que tratam da periculosidade dos produtos e dos primeiros socorros em caso de contaminação. São informações que eles dominam e que foram sonegadas. Isso é crime”, disse o governador, que determinou a imediata retirada dos produtos das duas empresas de todo o mercado paranaense.

O Departamento de Fiscalização Agropecuária (Defis) investiga, ainda, um conflito de informações entre a bula aprovada pelos ministérios da Saúde e da Agricultura e a que está sendo comercializada com os produtos. Paralelamente à entrega do relatório ao governador, a diretoria do Defis enviou um expediente aos ministérios da Saúde (por meio da Agência Nacional de Vigilância-Anvisa), Agricultura e Meio Ambiente, solicitando a cassação do registro dos produtos no Paraná. “Os produtos que já estão sendo comercializados no mercado serão apreendidos até que as empresas regularizem as informações de suas bulas”, afirmou Felisberto Batista, diretor do Defis.

O Roundup Ready, glifosato produzido pela Monsanto e usado no cultivo da soja transgênica, é um dos produtos que serão apreendidos em todo o Estado. Esse herbicida já foi proibido na Dinamarca, por exemplo, por estar contaminando as fontes de água. Desde setembro do ano passado a pulverização do glifosato passou a ser proibida. O produto estaria sendo absorvido pelo solo e contaminando as águas subterrâneas em uma taxa até cinco vezes superior aos níveis permitidos ao consumo humano. Os testes foram feitos pela DGGRI, instituição de pesquisa geológica dinamarquesa. As informações são do Serviço de Informação da Rede Biosafety.

Voltar ao topo