Requião recebe apoio de ex-vice de Alvaro

O ex-vice-governador do Estado na gestão de Alvaro Dias (entre 1986 a 1990), Ary Queiroz, declarou ontem o seu apoio à candidatura do senador Roberto Requião (PMDB) ao governo.

Ex-integrante do grupo que fundou o PSDB nacional – junto com o ex-governador José Richa e com o atual secretário-geral da Presidência, Euclides Scalco – apareceu ontem no programa de Requião no horário eleitoral gratuito manifestando sua posição.

O ex-vice-governador justificou sua opção dizendo que, apesar de estar afastado da políticas por uma decisão pessoal e de estar se recuperando de um problema cardiológico, não poderia se omitir no segundo turno da eleição. “Tinha que me posicionar e defender o melhor para o Paraná. Requião vai fazer uma administração mais voltada para o social”, explicou.

Queiroz rompeu com Alvaro Dias no final do governo. Ele iria assumir o governo no lugar de Alvaro, que iria disputar o Senado pelo PMDB. O governador, porém, recuou da decisão argumentando que seu vice estaria tramando uma completa mudança de linha no governo. A época, Alvaro chegou a classificar Ary e seu grupo como “filhos do mal”.

Neutralidade

O secretário-geral da Presidência da República, Euclides Scalco, declarou ontem que vai se manter neutro no segundo turno da sucessão estadual. Por meio de sua assessoria, Scalco informou que não procedia a informação publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo de que estaria pronto para declarar apoio a Requião. Segundo o secretário-geral da Presidência, o apoio ao senador seria uma demonstração de falta de solidariedade ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi duramente criticado em seus oito anos de governo pelo senador.

Comícios

O senador Roberto Requião começa hoje a cumprir calendário de comícios da campanha eleitoral do segundo turno. Os primeiros comícios serão realizados na região Noroeste. Além de Requião, deverão participar líderes políticos dos partidos que aderiram à candidatura peemedebista. De acordo com a coordenação geral da campanha, a previsão é que sejam realizados dois comícios por dia, até o fim desta segunda etapa. O primeiro comício de hoje será realizado às 20 horas, em Paranavaí, e o outro, às 21h30, na avenida Paraná, região central de Cianorte.

Ainda hoje, pela manhã, Requião participa da entrevista coletiva que será concedida pelo Diretório e Comissão Executiva do PL para formalizar apoio à candidatura peemedebista ao governo do Estado.

Instituto defende pesquisa

A empresa Senso Coleta de Dados encaminhou à Fundação Pedroso Horta nota de esclarecimento contestando as acusações do senador Alvaro Dias (PDT).

“A Senso – Coleta de Dados S/C é uma empresa com mais de 12 anos de existência, legalmente constituída, registrada no 3.º Registro Civil de Pessoas Jurídicas, em São Paulo, tendo CGC/MF 38.881.355/0001-00, com uma extensa relação de serviços prestados e que mantém, no Paraná, um contrato com a Fundação Pedroso Horta, para avaliar as tendências eleitorais com relação às eleições para o governo estadual.

De acordo com a nota, a Senso, desde o início do seu contrato vem registrando seu trabalho junto ao Tribunal Regional Eleitoral, obedecendo o que determina a lei 9.504/97, através de seu artigo 33. Dessa forma, garante a empresa, cumpre todos os requisitos necessários definidos em lei, sem que tenha havido até agora nenhum pedido de impugnação a qualquer dos registros feitos junto à justiça eleitoral, o que é possível a todos os partidos e coligações.

Conforme a nota, a empresa repele todas as insinuações, assegura que seu trabalho obedece rigorosamente as exigências técnicas e as normas legais e pretende tomar “providências junto à justiça para preservar o conceito que desfruta com seus clientes”.

Reação

“O bom senso de Alvaro Dias deveria alertá-lo para o grande e inegável crescimento da candidatura de Requião, que já virou o jogo. Se contesta a pesquisa Senso, que está registrada no TRE e foi realizada em bases científicas, também não aceitamos a sua empresa de pesquisa, a Alvorada, que tanto ele utilizou no primeiro turno e é de propriedade de um amigo de Londrina. Mesmo assim, é preciso lembrar que os números da Senso sempre estiveram próximos aos do Ibope. O avanço da candidatura do PMDB é inegável, mesmo que avaliemos apenas o Ibope divulgado ontem”, afirmou o coordenador jurídico do PMDB, Luiz Carlos Delazari.

O assessor jurídico de Requião comentou ainda que em relação aos resultados finais da votação do primeiro turno, Requião cresceu 24 pontos enquanto Alvaro subiu apenas 18.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.