Requião prestigia posse de governador argentino

O governador Roberto Requião seguiu ontem para a Argentina, onde vai acompanhar a posse do governador eleito da província de Córdoba, José Manuel de la Sota. A solenidade está marcada para hoje, às 11h. “O governador de la Sota é meu amigo e acredito que podemos fazer muito pela integração regional”, salientou Requião.

Nos últimos dois meses duas missões empresariais estiveram em Córdoba, realizando contatos, parcerias e incrementando o intercâmbio entre os dois governos. “Córdoba é a segunda maior economia da Argentina. Temos estabelecido boas relações empresariais e as duas missões que estiveram lá voltaram com excelentes resultados”, avalia o governador, destacando que “na última missão mais de 30 empresários e secretários de Estado estabeleceram uma série de entendimentos e negócios. É a inserção decidida do Paraná no Mercosul”.

Para o cônsul geral do Brasil em Córdoba, Paulo Alberto da Silveira Soares, o consulado é parceiro do Paraná na organização de missões empresariais. “A presença do governador Roberto Requião à solenidade de posse em Córdoba, reafirma o interesse em aprofundar as relações entre o Paraná e a província de Córdoba e deixam claro o apoio do governador paranaense à política de integração inter-regional.”

O coordenador de Assuntos do Mercosul da Secretaria de Indústria e Comércio, Santiago Gallo, considera que “a participação do governador Roberto Requião na posse demonstra que os Estados estão atuando com uma agilidade cada vez maior no processo de integração, especialmente o Paraná, que faz fronteira com dois países do Mercosul, a Argentina e o Paraguai, e que não dependem apenas dos governos federais para fortalecer negócios”.

Integração

Exemplo desse processo de integração é uma missão empresarial de Córdoba que estará no Paraná nos dias 27, 28 e 29 de agosto, negociando, no município de Apucarana, com empresários paranaenses dos setores de turismo, maquinário agrícola, minerais, serviços de marketing, comércio exterior e advocacia, construção civil e instituições públicas.

Os cordebeses chegam ao Paraná pela primeira vez em missão oficial depois das duas missões empresariais enviadas a Córdoba, organizadas pelo governo do Paraná em conjunto com o setor privado, quando foram fechados negócios para venda de silos e iniciados entendimentos para compra de carrocerias para transporte público e minerais.

“Uma intensa demanda reprimida no interior, empresários que faziam consultas constantes, prefeitos que solicitavam participação” estão entre os fatores que o Coordenador de Assuntos do Mercosul aponta como razão para a escolha de uma cidade do Interior do Paraná para receber a missão argentina. Deslocar o foco de Curitiba é uma decisão que complementa uma idéia sobre a qual representantes de setores comerciais e instituições públicas do Brasil e da Argentina vêm trabalhando, que é o deslocamento do eixo São Paulo-Buenos Aires.

Voltar ao topo