Sucessão

Requião ironiza Lula e defende apoio a Pessuti

Ao discursar ontem, 14, na convenção estadual do PMDB, o governador Roberto Requião disse que sua pré-candidatura à presidência da República “está avançando extraordinariamente bem” e ironizou as declarações do presidente Lula, afirmando que o petista está interessado em apresentar uma lista sêxtupla para escolher o candidato a vice-presidente na chapa do PMDB.

Na semana passada, Lula causou alvoroço entre os peemedebistas ao sugerir que apresentassem três nomes para que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, indicasse um como seu candidato a vice.

Requião retomou as críticas ao governo Lula, sobretudo à política econômica. Ele classificou a administração do petista como “boa”, do ponto de vista dos programas sociais, mas comparou-a ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

“Estamos cobrando do PMDB nacional a elaboração de um programa que consagre o bom governo do Lula porque sem duvida é bom do ponto de vista dos programas sociais mas resgate da armadilha da aliança do governo Lula com os grandes bancos que, com toda franqueza é exatamente a mesma aliança do governo FHC”, declarou.

Requião disse ainda que está sendo “docemente constrangido” por diversos peemedebistas a aceitar a pré-candidatura a presidente. Mas se o projeto gorar, o governador acha que o partido deve discutir uma aliança a partir de um programa de governo e não durante um jantar de cúpula.

“Uma aliança que leve em consideração esta visão nacional defesa dos interesses do capital brasileiro, dos trabalhadores brasileiros. Nunca acordos de jantar até porque depois do jantar, o Lula já pediu uma lista tríplice para a cúpula parlamentar que não representa o partido”, atacou.

Sobre a sucessão estadual, o governador afirmou que a eleição será plebiscitária e defendeu a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti. “É uma eleição plebiscitária, ou é o Pessutão (vice-governador Orlando Pessuti) ou tudo volta a ser o que era, o caos, as negociatas, os acordos políticos em cima de favores e nós sabemos exatamente o que isto significa”, disse.

A convenção realizada ontem reelegeu o presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi e os membros do diretório estadual. Dos 400 delegados, 291 participaram da votação, realizada na sede do partido, em Curitiba.

Pugliesi disse que, além de trabalhar pela indicação de Requião à presidência da República, também é tarefa do partido em 2010 construir a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti à sucessão estadual.

Na contramão da ala que articula para compor com o PSDB, Pugliesi preferiu apontar a possibilidade de PT e PMDB se juntarem, novamente, no próximo ano, na disputa estadual. “Isto depende do PT e depende da companheirada nossa também. Se isto é bom para o PT, é bom para o PMDB e contempla o interesse público, porque não?”.